terça-feira, 3 de março de 2015

BRINCADEIRA INDÍGENA MACUXI: KAAKAPÉ- PEITADA-

Cada povo tem seu modo de viver, cultivando a terra, respeitando meio ambiente, praticando os valores culturais como forma de fortalecer a sua identidade. Um dos exemplos são cerimonias, crenças, historias, brincadeiras dentre outras ações.
Kaakapé significa PEITADA é uma brincadeira realizada há muito tempo pelos  macuxi. Acontece da seguinte forma:  as mulheres depois de fazerem o caxiri peneira e separam o bagaço. Caxiri é uma bebida tradicional na cultura macuxi. quando o Caxiri fica forte retiram o sumo da bebida para servir de premiação para a brincadeira.
Outro processo da brincadeira é feito escolha dos homens forte da comunidade para eles ultrapassarem em uma barreira de pessoas que impedem que ele possa pegar a bebida. A barreira é feito com outros membros da aldeia. Essa barreira fica a três metros da bebida. Quando a brincadeira é iniciada a pessoa tentar passar,  muitas das vezes não conseguem, as pessoas dificultam que ele possam passar segurando-o,jogam bagaço de caxiri em cima dele e a pessoas fica liguenta, derruba no chão. A única regra é que não pode entrar na porrada se não o tuxaua que é líder da aldeia manda amarrar. Assim é repetido varias vezes com outros competidores, muitas das vezes a competição é feita com comunidades diferentes. quando a bebida é alcançada ele ganha sozinho o balde de caxiri.
A pratica dessa brincadeira é realizada entre poucas comunidades. Mais o importante é que essa pratica ainda não foi esquecida e precisa ser fortalecida cada vez mais, documentada e registada para para futuras gerações.
Autor 
Elder Silva Marques
Graduado no curso de gestão territorial indígena
Área de Habilitação: património indígena

Um comentário:

  1. Tenho uma profunda admiração pelos povos indígenas, foram os descobridores das américas, outros povos chegaram nas américas explorando mas os índios já estavam aqui e foram roubados por exploradores. Se existiram vidas passadas em uma delas devo ter sido índio, minha profunda admiração pelos povos indígenas e suas culturas.

    ResponderExcluir